semana da juventude

A Semana da Juventude dinamizada há 25 anos, de forma interrupta, conta com o apoio do município e é uma referência cultural e social, para a cidade e em particular para a juventude.

Surgiu para dar aos/às jovens palco para apresentarem o seu trabalho, a sua criatividade, manifestarem a inquietação, os medos, e fragilidades, partilhar as potencialidades, encontrarem amigos e fazerem novas amizades, fruir do espaço público, dar-lhes voz, dar-lhes sentido.

Começou por ser uma quinzena, passou para uma semana, depois cresceu e diminuiu conforme os apoios angariados, envolveu, milhares de pessoas, muitas jovens, outras com vontade de o ser ou não, envolveu centenas de pessoas voluntárias, e muitas horas de cidadania ativa e comprometida, com vontade genuína de mudar o mundo.

Foram desenvolvidas centenas de atividades desde; música, conferências temáticas, teatro, teatro de rua, animação de rua, oficinas, circo, novo circo, dança, atividades desportivas, atividades radicais, pinturas faciais, graffiti, workshops, instalações artísticas, produções da associação envolvendo pessoas do centro comunitário…em diferentes espaços, na Praça Luis Ribeiro, no Parque do Rio Ul, num museu em construção ou nos Paços da Cultura em recuperação…ou num estacionamento ou num terreno abandonado…e com elas também muitos/as artísticas, em principio de carreira ou com carreira reconhecida…

Continua a ser uma procura inquieta com o envolvimento das associações de estudantes das escolas e de grupos informais de jovens que se encontram com o nosso apoio. E que connosco querem crescer.

A Semana da Juventude não se explica vive-se acima de tudo, desde a preparação até á arrumação da última cadeira.

A Semana da Juventude continua a existir e queremos que persista com um vasto programa; desde concertos a workshops, passando pelo teatro e pela animação, definidos numa perspetiva de inovação, lazer, igualdade de oportunidades, promoção da inclusão.

Subscreve a nossa newsletter

Subscription Form (#3)
Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2023 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram