Projecto Tinta de Limão – Bairros Saudáveis – Apresentação pública

PROJECTO TINTA DE LIMÃO – BAIRROS SAUDÁVEIS – APRESENTAÇÃO PÚBLICA

O projecto será apresentado publicamente no próximo dia 26 de novembro de 2021, no Espaço Vida, no Orreiro, das 19h 30 às 20h 30m.

A Associação candidatou-se ao Programa Bairros Saudáveis , programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Este programa visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

O Projeto Tinta de Limão foi uma das 232 candidaturas aprovados num universo de 774  apresentadas. Este pretende acima de tudo potenciar o nossa intervenção com as comunidades residentes nos complexos de habitação social do concelho, através de uma intervenção artística e social pluridisciplinar que responde às diferentes necessidades e interesses dos diferentes públicos-alvo.

O projeto, com a duração de 8 meses, de novembro de 2021 a junho de 2022, visa o desenvolvimento de diferentes actividades:

  • Oficinas de expressão artística (para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos)
    • Oficina de Expressões
    • Oficina de Dança Criativa
    • Oficina de Defesa Pessoal
  • Mediação Jovem/Autarquia de Bairro (dos 12 aos 18 anos)
  • Oficina das Emoções (dos 6 aos 12 anos)
  • Mediação Parental, na forma de Teatro Fórum (para crianças, jovens, adultos (população em idade ativa), mulheres, famílias, migrantes e pessoas com deficiência)
  • Clube Agulha e Dedal
  • Evento final

Para que seja possível concretizar este projeto, que terá no território do Complexo de Habitação Social de Fundo de Vila/ Orreiro o seu foco, contamos com uma rede de parcerias locais, fundamentais para o seu sucesso, nomeadamente: a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Habitar S. João, E.M. o Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira (BLVSJM), o Clube de Tricô do Orreiro, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

 

 

Partilha: