Semana da Juventude Throes + The Shine e Gala Drop em (Anti)arraial na Alameda da Oliva

Semana da Juventude - Cartaz

(Anti)arraial com Throes + The Shine, Gala Drop e Alfredo & Azevedo (1/2 Sensible Soccers), glow party desportiva, tertúlia “Sex Positive” com Carmo Gê, histórias por Thomas Bakk e concurso de bandas “Sons Jovens” são as iniciativas que marcam a 18ª Semana da Juventude de S. João da Madeira, que decorre de 9 a 11 de Julho, por vários locais da cidade. O programa contempla ainda workshops de banda desenhada, de olaria e de gastronomia, uma feira em 2ª mão, arte urbana e comunitária, uma aula aberta de vintage jazz, atividades infantis, desportivas, entre outras.

O Antiarraial é um arraial alternativo, de música urbana e multicultural e com petiscada, que decorrerá na alameda exterior da Oliva Creative Factory, no sábado 11 de julho. A festa decorre cedo: as portas abrem às 19 horas e às 19h30 inicia-se o showcase da banda vencedora da 2º edição do concurso “Sons Jovens”. Segue-se o dj set aquece motores de Alfredo & Azevedo, o mesmo que dizer do Hugo e do Filipe dos Sensible Soccers, uma viagem entre paisagens psicadélicas, sons eletrónicos e ritmos de diferentes latitudes e longitudes do globo.

De Lisboa chegam os Gala Drop (21h30), para mostrar porque o seu último álbum “II”, lançado em novembro passado, foi considerado pela crítica um dos melhores discos portugueses de 2014. Marcado por sonoridades expansivas e rítmicas de diferentes lugares e épocas, do dub, ao funk, à eletrónica, ao psicadelismo e krautrock, “II” descobre a voz do percussionista norte-americano Jerry the Cat, o novo elemento da banda, que já tocou ao lado de formações lendárias do funk como os Funkadelic e Parliament (EUA) ou com mestres da eletrónica de Detroit, como Theo Parrish e Moodymann. Os Gala Drop são seguramente uma das bandas portuguesas mais internacionais do panorama atual. Em 2010, abriram o concerto dos Sonic Youth, no Coliseu de Lisboa.

Também internacionais são os luso-angolanos Throes + The Shine, que farão explodir a festa no Antiarraial (23h00), com os seus ritmos de rockuduro (rock e kuduro) e outros tropicais à mistura. Entre uma preenchida tour europeia, a banda dá um salto a Portugal para tocar na Semana da Juventude e de seguida no festival de verão Super Bock Super Rock, regressando logo depois aos palcos da Europa, como o do Rock en Seine em Paris, um dos maiores festivais de França e do continente. Na calha, o grupo do Porto tem disco novo, o terceiro de estúdio, cujo o single “Tipo Ya” já anda a animar as rádios. Ainda no ano passado lançaram “Mambos de outros tipos”.

A bilheteira de 1 euro reverte a favor da Bolsa de Voluntariado “Sítio Certo”, da Associação de Jovens Ecos Urbanos, promotora da Semana da Juventude, com a parceria da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Integração social pela arte

“Para além de procurar promover os jovens talentos locais e outros nacionais, a programação deste ano da Semana da Juventude põe em prática dois projetos de cariz comunitário, que vão ao encontro da visão da Ecos Urbanos de inclusão social pela arte”, destaca a presidente da direção da Ecos Urbanos, Catarina Fernandes.

Em “Duetos Fotográficos”, cinco utentes do Centro Comunitário da Ecos Urbanos partilham as suas vivências e histórias com cinco jovens fotógrafos da cidade, para uma proposta fotográfica que resulta da originalidade dessa união. Em execução desde o início de junho passado, o trabalho estará patente na Semana da Juventude, na sala da Ecos Urbanos na Oliva.

Nesta edição, também a rubrica “Arte à Rua” envolve jovens da comunidade sanjoanense provenientes de famílias em risco de exclusão. Sob a direção artística do coletivo do Espaço Vanguarda (atelier de jovens artistas locais), trabalham num projeto de intervenção a partir de cadeiras velhas. O resultado final é exposto pela zona pedonal, com textos/livros, num convite a parar e a ler.

A programação da Semana da Juventude é aberta à comunidade e decorre por vários locais da cidade, com base na Oliva Creative Factory. As inscrições para as diferentes atividades estão já a decorrer.

Pulguinha – Feira de Produtos em 2.ª mão 

Concurso de Bandas – II Sons Jovens

Outras actividades

Partilha: