Semana da Juventude 2019 – de 18 a 21 de Setembro – Inauguração

SEMANA DA JUVENTUDE 2019 – 18 A 21 DE SETEMBRO – INAUGURAÇÃO

CONVITE A TODA A COMUNIDADE

A Associação de Jovens Ecos Urbanos em co-organização com a Câmara Municipal de S. João da Madeira realiza de 18 a 21 de Setembro a Semana da Juventude 2019, em que o mote é “O Mundo é de todo(a)s na sua Diversidade!

Queremos antes de mais deixar um convite muito especial para que esteja na sessão de inauguração que decorre no dia 18 de Setembro pelas 21h 30m, na Praça Luís Ribeiro, reforçando de novo o convite para que esteja presente no dia de 22.º Aniversário da nossa associação, que se comemora no dia 20 de Setembro e que contará, entre outras iniciativas com o um Jantar Arraial.

Todas as atividades da Semana da Juventude 2019 são gratuitas e acontecem na Praça Luís Ribeiro, conectadas com o projecto HUB Station. O projecto consiste na construção de 5 estruturas de médio porte, que serão parcialmente habitadas por artistas e público em simultâneo, promovendo interação entre arte, público e cidade. HUB é o termo inglês para concentrador, o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo, como principal característica, que a mesma informação é enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. É um projecto de arte efémera, em colaboração com a Associação Internacional Improvise and Organize e a  nossa associação, Associação de Jovens Ecos Urbanos. Ambas actuam na mediação entre arte, ecologia e sustentabilidade. A ideia é reflectir sobre as dinâmicas urbanas de transformação, pela implementação de estruturas habitáveis, no território central da cidade, focando na permanência temporal dos públicos.

A Semana da Juventude deste ano está prestes a iniciar-se em contexto de residência  em dois espetáculos para a noite de inauguração. uma performance aérea, com Paulina Almeida e os jovens da nossa Oficina de Artistas, onde os participantes são desafiados a escrever textos a partir da observação da cidade, desde a torre central do parque América. Dos seus textos irá nascer a performance Hight Clouds, que falará dos desafios de crescer na cidade e no mundo, dos quais as quais a visões futuras, serão a construção das próximas gerações.

Na quarta-feira, dia 18, dia da inauguração da Semana da Juventude, poderemos assistir também ao resultado de outra residência artística com jovens sanjoanenses. Em ligação ao concerto do seu projecto a solo, Patrícia Lestre propõe uma actividade pedagógica no seio da cidade que a acolhe. Tem como intuito criar uma apresentação de 20 a 30 minutos de um encontro de talentos artísticos residentes (música, dança, teatro, desenho, poesia, etc.) com idades entre 18 e 25 anos. Comunicação, intuição, improvisação e criação colectiva são a base pedagógica desta residência. S. João da Madeira receberá a arte da sua própria inspiração e o público surpresas de caras familiares com o espectáculo 22’’ à Hora.

Na quinta feira, dia 19 a programação será sobre cinema, e ao ar livre, com a estreia do Labirinto do Tempo, documentário sobre o Labirinto Sensorial que a Associação desenvolveu para o Hat Weekend, projeto comunitário que a Vanessa Fernandes e o Francisco Barros captaram ao longo de 3 meses. Segue-se a comédia insólita, Diamantino, um jogador da bola que faz lembrar alguém…proposta do Cine S. João a não perder, a noite termina bem, com “A Ver o Mar“, de Ana Oliveira e André Puertas, uma curta sobre o silêncio, o mar como pano de fundo, o mar como lugar de afetos.

Sexta-feira é dia de Arraial, a sugestão é para rumarem à praça logo depois do trabalho e da escola. A alegria é garantida, é o nosso 22º aniversário e a Patrícia Lestre trará convidados surpresa, não faltará comida, dança, música, e animação para todos. Von X e Daniela Castro e o Eduardo também estarão para garantir que baile não falta.

Sábado, a cabeça de cartaz é Yuzi, a nova geração já conhece, é do universo do Hip Hop mas pretende contagiar toda a família, as atividades são muitas e vem também ao encontro de toda a família e da semana da mobilidade.

Assim saber que podemos contar consigo será uma honra.

Parcerias |  Oliva Creative FactoryTurismo Industrial | Junta de Freguesia de S. João da Madeira  | Centro Cultura DesportoSandbox Projects | Conservatório Dança do Norte | Academia de Música – Associação Alão de Morais | Centro de Arte | Banda de Música | Prô Yoga | Cine S. João | Associação Shaolin Si | Projeto Habitus | Real Sociedade da Praça | Arte do Som | Escola Serafim LeiteAssociação É Bom Viver | Associação Desportiva Sanjoanense | Monkey Coorporation | Paços da Cultura | Centro Humanitário da Cruz Vermelha de S. João da Madeira

PROGRAMA COMPLETO AQUI e AQUI

 

Partilha: