PROJETO RUAS VIVAS

No ano de 2013, abriram ao público em S. João da Madeira relevantes empreendimentos, que proporcionam um renovado dinamismo à cidade, graças à revitalização de dois edifícios emblemáticos como são o antigo Cinema Imperador e a Zona 2 da Oliva.
Aí funcionam, respetivamente, a Casa da Criatividade e a Oliva Creative Factory, projetos com grande impacto no município e em toda a região envolvente, especialmente ao nível cultural e económico.
Esses dois projetos aumentam o potencial de captação de visitantes a S. João da Madeira, colocando novos desafios no que se refere à oferta de atividades de cultura e lazer, designadamente ao ar livre, em articulação com um tecido comercial local cada vez mais qualificado.
Nesse contexto, é importante que a Praça Luís Ribeiro e as ruas adjacentes, que constituem o centro cívico de S. João da Madeira, reforcem o seu papel como ponto de encontro dos sanjoanenses, mas também como sala de visitas para receber quem se desloca à cidade, em interligação com outras zonas do concelho.

O projeto RUAS VIVAS surge da necessidade do envolvimento dos comerciantes e do movimento associativo numa estratégia comum de dinamização e de comunicação promocional do comércio local e das ruas da cidade, enquanto espaços vivos. O objetivo é proporcionar uma programação diversificada de atividades que convide as pessoas a saírem à rua e que funcione como fator acrescido de atração a S. João da Madeira.
RUAS VIVAS é um projeto que visa, assim, a dinamização do comércio local e a animação da cidade através da articulação entre agentes económicos e culturais.
Foi constituída uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Comercial e a Associação Ecos Urbanos, que envolve os comerciantes e o movimento associativo numa programação anual apelativa.

Saiba mais sobre este projeto em Ruas Vivas
Saiba mais sobre este projeto em Ruas Vivas