Oficina de Teatro – Oficina de Artistas – Temporada 2020/2021

OFICINA DE TEATRO – OFICINA DE ARTISTAS – TEMPORADA 2020/2021

Com a edição on-line ensaiada em Maio e Junho de 2020, iniciamos os trabalhos deste “ano letivo” em Outubro.

Começamos em regime presencial, atendendo a todas as normas de segurança, mas preparados para voltar ao digital assim que fosse necessário. E assim foi. O espetáculo de Natal – “Um Natal à maneira… em São João da Madeira!”, apresentado em vídeo a 23 de dezembro de 2020, contou com poucos ensaios presenciais, mas vários digitais.

Do vocabulário dos nossos ensaios passaram a constar expressões que não imaginaríamos, “Vamos desligar e voltar a ligar”, “Ativa o som”, “Estás a buggar…”, mas, quando na origem do nosso grupo de teatro, decidimos chamar à oficina de teatro precisamente Oficina (de Artistas) não foi por acaso. Foi pela chama mágica que há na ideia de uma Oficina…

Não pensamos numa Oficina polida, organizada, moderna, mas numa imagem mais lírica de Oficina, numa imagem tirada dos melhores contos de fantasia, onde há pó, diversas ferramentas espalhadas, obras que se criam, obras que se desmoronam e os mestres criadores que permanecem apaixonados até serem velhinhos, à luz do dia ou à luz da vela no escurinho da noite e fazem obra com o que está ao seu alcance.

Imaginávamos o nosso percurso assim: chegar sem nada, confiar no bem precioso que mora na alma de cada um dos nossos artistas – artesãos dos nossos trabalhos – e a partir daí fazer nascer obra. Mas o que é do teatro sem corpo, sem a presença, sem a energia humana de um grupo, sem as emoções, sem os segredos, à luz da intimidade da nossa sala de ensaios, revelados? Pode uma Oficina resistir sem a oficina/espaço físico? Havemos de descobrir. Havemos de construir. Assim, é à luz de um ecrã de computador, à luz do telemóvel, à luz do sinal da internet, à luz, fundamentalmente, da paixão que permanece em nós, que nos temos juntado, com a regularidade habitual, para fazer obra.

Brilham-nos no ecrã uma data de rostos, tão bem mais comportadinhos e organizadinhos do que no registo presencial (suspeitamos que as conversas, desabafos e trocas de segredos continuem a acontecer bem camuflados e mais discretos algures num “bate papo”!). Ironicamente, o ano passado começamos a construir uma peça de teatro sobre “Liberdade”. Voltamos agora a falar sobre liberdade, após um surpreendente (des)encontro com ela. Faremos espetáculo. Podem crer. Podem faltar-nos algumas ferramentas, mas não nos faltam os artesãos, que à luz das velas digitais e da ferramenta maravilhosa que são as suas histórias e a sua alma nos permitem continuar a ser. Como boa Oficina arranjaremos palco, inventaremos palco e teremos sempre como o nosso principal limite, aquela que é também a nossa melhor ferramenta… a verdade de cada um, que abre alas à imaginação!

Somos Teatro.

Somos Nós.

Somos cada um de nós.

Somos Oficina de Artistas.

 

Local dos ensaios: Sala Ecos Urbanos – Oliva Creative Factory (agora online)

Destinatário(a)s: crianças a partir dos 6 anos e jovens até aos 16 anos

Horário: 3as e 6as das 18h às 19h ou das 19h às 20h (conforme idade)

Orientado por: Mariana Amorim e Pedro Vieira

Informações: Ecos Urbanos : 256824532 e 969849744  – 2ª a 6ª feira, das 09h às 13h e das 13h 30m às 17h 30m

Partilha: