ESCOLINHA DE RUGBY

Os Ecos Urbanos apresentam a sua proposta ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com a Escolinha de Rugby, de forma a criar uma nova resposta que, em termos distritais e AMP tem poucos clubes, e uma competição bastante saudável.

Este projeto vai também ao encontro das propostas de atuação, apresentadas no Plenário da Rede Social realizado no passado dia 14 de Abril, onde o desemprego jovem, a desvalorização da prática desportiva, os comportamentos de risco na infância e juventude e os comportamentos de risco na juventude foram identificados como áreas prementes para serem trabalhados no nosso território.

A Escolinha de Rugby é um projeto aberto a toda a comunidade, é inclusiva, pois pretende integrar as crianças e jovens de famílias disfuncionais e as próprias famílias, é inovadora, é estimulante, é uma forma de promover a partilha de experiências pessoais e colectivas, vive da e para a formação humana e desportiva dos seus praticantes, promove a saúde, abarca um envolvimento das famílias de forma efectiva e douradoura, aposta na formação das crianças e jovens e das famílias.

A Escolinha de Rugby pretende ser então uma forma de combater o insucesso e abandono escolar prevenindo comportamentos de risco, promover a igualdade de oportunidades económicas, sociais e de género, contribuir para a diversidade da prática desportiva, promover valores através do desporto para o desenvolvimento integral dos jovens, pretende educar para a ética no desporto, nomeadamente junto dos pais, que muitas vezes adotam atitudes e comportamentos desajustados a uma prática saudável, incitando à violência ou usando palavras de alguma forma ofensivas, pretende incutir o fairplay, estimular a espírito de grupo e promover lideranças.

A Escolinha de Rugby pretende também estar atento às dificuldades que algumas crianças e jovens possam apresentar, desde a educação (trabalhando necessidades educativas específicas), à saúde e alimentação (articulando com as entidades locais de atendimento e acompanhamento social).

A primeira fase será formação através do Tag Rugby que depois pretendemos que possa evoluir para o Rugby.

Prazo de duração/implementação: 1 ano.

O que é a Escolinha de Rugby S. João da Madeira?

– A Escola de Rugby é um espaço de acolhimento de crianças e jovens que desejam praticar a modalidade.
– A Escola de Rugby pressupõe uma organização administrativa, desportiva e pedagógica simplificada, dedicada e atenciosa.
– A Escola de Rugby dispõe de acesso a equipamentos adaptados e adequados às crianças e jovens.
– A Escola de Rugby organiza e participa em encontros e competições adaptados ao nível de prática das crianças e jovens.

Objectivos gerais:
– Promover a integração social de forma integral e efetiva
– Promover a ocupação saudável e significativa dos tempos livres das crianças.
– Proporcionar experiências que contribuam para o seu crescimento enquanto indivíduo satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afectiva, social e cultural.
– Dinamizar a população infanto-juvenil, através da atividade desportiva, promovendo a saúde e o bem-estar no escalão etário abrangido.
– Detectar/captar novos e futuros praticantes.
– Promover a criação de um clima de disciplina, respeito e aceitação por companheiros e adversários.
– Promover o sucesso escolar das crianças e jovens

VOTE NO PROJETO ESCOLINHA DE RUGBY



Se gosta deste projeto, partilhe o nosso cartaz com os seus amigos: