Ecos Urbanos lança Ecos de Futuro

ECOS URBANOS LANÇA ECOS DE FUTURO – ACREDITA EM TI, É POSSÍVEL ALCANÇAR SONHOS.

A 20 de Setembro de 1997 a Associação de Jovens Ecos Urbanos foi fundada. Guiados por Luísa Maria Marques Pinto Fernandes, um grupo de jovens pensou num espaço que ainda não existia em S. João da Madeira: um sítio onde os jovens pudessem ser jovens, onde as suas artes tivessem uma montra, onde se pudessem encontrar e em conjunto fazer algo maior do que a soma de todas as partes.

Era uma vez, uma luz que brilhava. Brilhava tão alto que subiu aos corações de muitos… Era o teu espaço, o teu momento, a tua oportunidade de agir, de falar e gritar bem alto: “EU SOU JOVEM”!!!
E um dia, cheio de sol, com outros jovens… apresentou a ideia, o projeto e eis que teve nome, e o seu nome era: “SÍTIO”. Este sítio é o espaço para a malta estar, conversar, jogar, conviver. Um Sítio para te expressares, desbundares, pintares, seres o outro “tu”, seres tu mesmo. Um Sítio para olhar e ver, para ler e sonhar, onde não estar calado e falar, ou cantar… um Sítio de matrizes cor-de-rosa e cores doadas para criar e participar. Uma lufada de vento numa noite de Verão, as cores do teu encantamento.
Era o “futuro feito presente” e “é um projecto sério que começa a dar provas disso!”, a “lufada de ar fresco no marasmo…” – O SÍTIO era e é. Bate nos corações da cidade, com ritmos, cores e sons que vibram para o mundo saber que afinal…
O TEU ESPAÇO EXISTE!!!
” – Luísa Maria Marques Pinto Fernandes

A par desse momento de génese, a 22 de Junho de 2002 foi celebrada a assinatura de Acordo de Cooperação Atípico – entre Instituto de Solidariedade e Segurança Social – Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro e a Associação de Jovens Ecos Urbano, para a resposta social de Centro Comunitário.

Estes são dois dos momentos marcantes da nossa história, em que o sonho esteve presente e continua presente em tudo a que nos propomos a concretizar.

Este ano devido à situação atual de pandemia decidimos comemorar o 23.º Aniversário da Associação de Jovens Ecos Urbanos, de uma forma diferente, sem nunca esquecer a transversalidade da nossa intervenção no território de S. João da Madeira.

Decidimos que é tempo de fazer acontecer sonhos junto daquele(a)s que são acompanhado(a)s pelo nosso Centro Comunitário, daí lançarmos este novo projeto – ECOS DE FUTURO – ACREDITA EM TI, É POSSÍVEL ALCANÇAR SONHOS.

É um apoio que será atribuído pela Associação de Jovens Ecos urbanos, a um(a) jovem acompanhado pelo Centro Comunitário, que integre no próximo letivo (2021/2022),  o ensino superior público, em Portugal Continental.

O apoio será no pagamento anual da bolsa de estudo no ensino público, sendo que será prolongado até à finalização do curso mediante avaliação anual com critérios definidos e conhecidos.

Para o efeito será apresentado o Regulamento brevemente.

Pretendemos com este apoio; Promover a igualdade de oportunidades; Garantir o acesso à educação de forma integral; Promover a Inclusão Social; Estimular a participação cívica e solidária; Incrementar o associativismo juvenil; Mobilizar a comunidade para a solidariedade social.

Os Ecos Urbanos acreditam no imenso valor dos nosso(a)s jovens e, por isso, este é um gesto que sabemos que vai fazer a diferença na vida de alguém.

Partilha: