“Cultura ConJunta” vai este domingo ao Teatro Viriato

A associação Ecos Urbanos e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira estão a promover uma série de saídas culturais trimestrais, com o objetivo de aproximar os sanjoanenses às artes e à cultura e de inclusão social. A “Cultura ConJunta” arranca já no próximo domingo, 15 de março, com uma ida ao Teatro Viriato, em Viseu, para assistir à estreia do espetáculo multidisciplinar “Novo-Velho Circo”, das companhias Radar 360º e Clara Andermatt. As inscrições estão abertas (contactar associação Ecos Urbanos), até dia 12 de março.

Nesta visita a Viseu, serão 23 os utentes do Centro Comunitário Ecos Urbanos a participar gratuitamente na iniciativa, com os auspícios da Junta de Freguesia de S. João da Madeira. A “Cultura Conjunta” revela-se, assim, também uma importante ferramenta de fortalecimento dos laços familiares e sociais, de combate ao isolamento social e de desenvolvimento pessoal.

A visita a Viseu, no próximo domingo, inclui paragem para pic-nic no Parque da Cidade (Parque Aquilino Ribeiro). O ponto de encontro é frente à sede da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, às 10h45. A saída fica por 4 euros e inclui o bilhete do espetáculo e a viagem.

Estreia de “Novo-Velho Circo”

Em “Novo-Velho Circo”, as companhias Radar 360º e Clara Andermatt unem-se para subverter as estruturas da racionalidade e libertar o espectador das cadeias do “princípio da realidade”.

O espetáculo, multidisciplinar, no qual dança contemporânea se funde com as técnicas circenses, teve como base de inspiração a obra de Aldous Huxley, “As portas da percepção”, e o inverso surrealista de Angela Carter.

Ao longo de milénios de evolução, os nossos cérebros aprenderam a marginalizar as perceções e os estímulos aparentemente desnecessários à sobrevivência, uma aprendizagem feita sob o estigma da razão, responsável pelo sacrifício da faculdade de nos maravilharmos.

O Circo, em sentido oposto, abre as portas à fantasia e à ilusão e exige de nós essa sensibilidade humana que permite a suspensão do que é lógico e credível, para libertar a imaginação e o encantamento.

prev-cartaz-cultura-conjunta

Partilha: