ASSOCIATIVISMO E APOIO AO JOVEM

● INCUBADORA DE IDEIAS

● INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO

● ENCAMINHAMENTOS

● ESPAÇO CONVÍVIO

● ECOS DIGITAL

● PARTICIPAÇÃO NO ENAJ (Encontro Nacional de Associações Juvenis)

● APOIO DE INICIATIVAS DE ASSOCIATIVISMO JOVEM

Com vista a proporcionar um espaço de convívio, de partilha, informação e divulgação das mais diversas oportunidades e interesses na área da juventude, existe desde 1997, o Gabinete de Animação Sociocultural da Associação Ecos Urbanos, aberto diariamente das 10h30 às 12h30 e das 14h às 19h.

Proporcionamos o acesso livre à internet com apoio a qualquer pessoa que se desloque a este espaço na Praça Luís Ribeiro, com o serviço Ecos Digital.

O Apoio ao Jovem é feito, por exemplo, na ajuda à elaboração de um curriculum vitae, na informação prestada sobre formação profissional, artes e espetáculos, atividades para crianças, desenvolvimento pessoal, entre outras temáticas.

O apoio a iniciativas próprias dos jovens é um dos principais desafios, É desenvolvido pelo Gabinete de Animação Sociocultural em coprodução com os jovens autores das iniciativas. A esta iniciativa chamamos “Incubadora de Ideias” e é, desde sempre, um dos principais objetivos da Associação.

Este é um espaço privilegiado para um contacto e interação entre jovens, pelo ambiente informal e propício à construção de relações de confiança. A orientação, informação e sensibilização são garantidas e encaminhadas para o Gabinete Família e Comunidade da Associação, ou outras instituições, quando necessário.

Aqui discutem-se as políticas de juventude e orientações a tomar de forma a fortalecer o espírito associativo. A Associação tem promovido a participação de um número crescente de jovens em iniciativas importantes na sua formação e experiência pessoal, como nos encontros anuais de Associações Juvenis (ENAJs) nos quais temos feito questão em participar com o maior número de jovens possíveis.